domingo, 18 de março de 2018

ACIDEZ ESTOMACAL


Quando o alimento chega ao estômago, as glândulas estomacais liberam o chamado suco gástrico, que é formado por HCl, por uma enzima denominada pepsina e várias outras substâncias, que garantem um sistema tamponado de pH entre 1,6 e 1,8 (o estômago produz de 2 a 3 litros de suco gástrico por dia). Essa faixa de pH é a ideal para a pepsina digerir as proteínas que estão presentes no alimento ingerido.




Em situação normal, a mucosa interna do estômago (que praticamente se renova a cada três dias) consegue protegê-lo do ataque dessa solução fortemente ácida. Situações adversas — como as que são provocadas pela alimentação “pesada”, excessiva e/ou muito condimentada, pelas bebidas alcoólicas, pela ingestão de
medicamentos, pelo estresse, etc. — fazem o pH do estômago baixar ainda mais, levando a pessoa a sentir os
sintomas da
azia. Se as condições adversas persistirem, o suco gástrico pode começar a digerir o próprio estômago, resultando então uma úlcera gástrica. Recentemente, a Medicina concluiu que microrganismos
também interferem no aparecimento da úlcera gástrica. Um deles é a bactéria
Helicobacter pylori.
Para combater a azia, os médicos podem receitar medicamentos chamados
antiácidos. O exemplo mais simples é o do Leite de magnésia — Mg(OH)2 —, que alivia os sintomas da azia neutralizando o excesso de HCl, no suco gástrico, pela reação:

2 HCl + Mg(OH)2 MgCl2 + 2 H2O

Efeito semelhante é causado por A
l(OH)3, NaHCO3, CaCO3, etc. Pós e comprimidos efervescentes, como sal de frutas contêm, em geral, NaHCO3 e um ácido em pó, como por exemplo o ácido cítrico (C6H8O7); em contato com a água, temos:
NaHCO3 + H+ Na+ + H2O + CO2


É o CO2 formado que produz a efervescência na água e o arroto quando ingerimos o medicamento.
A neutralização excessiva do suco gástrico pode provocar a chamada
revanche ácida, quando o estômago produz ainda mais HCl. Nesses casos, usam-se medicamentos inibidores da produção do HCl, pelo estômago.


Um comentário:

  1. La gastritis puede curarse con el tratamiento adecuado y correcto. Estuve investigando y encontré informacion muy interesante aquí: https://comoperdergrasacorporal.com/cura-la-gastritis
    yo logre curar mi gastritis cronica en solo 30 dias con la alimentacion adecuada y solo siguiendo la guia que te recomiendo. Saludos espero te ayude.

    ResponderExcluir