sexta-feira, 1 de março de 2024

COMPOSTOS ANFIFÍLICOS (OU ANFIPÁTICOS)

Moléculas anfipáticas (do grego: amphi, ambos + pathos, paixão), ou anfifílicas, são moléculas que apresentam características hidrofílicas (solúvel em meio aquoso), e hidrofóbicas (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos). As moléculas anfipáticas interagem com a água através da porção hidrofílica que tende a ser hidratada e excluir a porção hidrofóbica. Essa interação forma agregados que são denominados de micelasA maior parte dos sabões e detergentes são compostos que contém esse tipo de molécula.


OUTRO EXEMPLO: FOSFOLPÍDIOS

Os fosfolipídios têm a função de manter a estrutura da membrana e as proteínas têm diversas funções. As membranas plasmáticas de um eucariócitos contêm quantidades particularmente grande de colesterol. As moléculas de colesterol aumentam as propriedades da barreira da bicamada lipídica e devido a seus rígidos anéis planos de esteróides diminuem a mobilidade e torna a bicamada lipídica menos fluida.


A disposição das moléculas na membrana plasmática foi elucidada recentemente, sendo que os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico. Esse modelo foi sugerido por dois pesquisadores, Singer e Nicholson, e recebeu o nome de Modelo Mosaico Fluido.



DICAS: 
QUANTO MAIS REGIÕES HIDROFÍLICAS EM UMA MOLÉCULA MAIOR A SUA SOLUBILIDADE EM ÁGUA.
HIDROFÍLIA = LIPOFÓBICA   (AMBAS REGIÕES POLARES)
HIDROFÓBICA = LIPOFÍLICA  (AMBAS REGIÕES APOLARES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário