terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

ENERGIA DE FUSÃO NUCLEAR, ENFIM FOI POSSÍVEL!





Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente libera muito mais energia do que a que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel (que possuem as maiores forças de coesão nuclear de todos os átomos, sendo portanto mais estáveis) ela geralmente libera energia, e com elementos mais pesados ela consome. ASSISTA O VÍDEO!


DICAS: Em física e em química, o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás, no qual certa porção das partículas é ionizada. A premissa básica é que o aquecimento de um gás provoca a dissociação das suas ligações moleculares, convertendo-o em seus átomos constituintes. Além disso, esse aquecimento adicional pode levar à ionização (ganho ou perda de elétrons) dessas moléculas e dos átomos do gás, transformando-o em plasma contendo partículas carregadas (elétrons e íons positivos).

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE MASSA MOLAR E CALOR ESPECÍFICO DE UM ELEMENTO QUÍMICO?


Regra de Dulong-Petit

Um cálculo aproximado das massas atômicas pode ser feito pela regra de Dulong-Petit, que diz:
“A massa atômica (M.A.), multiplicada pelo calor específico (c) do elemento, no estado sólido, é aproximadamente igual a 6,4” 




Considerando que o calor específico (c) pode ser determinado no laboratório, calcularemos
 com facilidade a massa atômica aproximada do elemento químico.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Liofilização ou criodessecação


Liofilização ou criodessecação é um processo de desidratação em que o produto é congelado sob vácuo e o gelo formado, sublimado. É utilizado em alimentos que apresentam um alto teor de água.

Em um diagrama de fase típico, o limite entre o gás e o líquido funcionam do ponto triplo ao ponto crítico. A Liofilização (seta azul) traz o sistema em torno do ponto triplo, evitando a transição do líquido-gás vista na secagem ordinária (seta verde).



liofilização funciona congelando o alimento, depois é encaminhada para a câmara de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida para a fase gasosa sem passar pela fase líquida. Esse processo só é possível devido ao calor extremamente baixo de pressão a que o alimento é submetido. A pressão reduzida em alimentos altera o ponto de vaporização da água contida nele. Dessa forma, quanto menor a pressão a que um alimento é submetido, a água dentro do alimento terá também um ponto de vaporização menor, tornando mais fácil o processo de sublimação, de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free sem, entretanto, destruir-lhe as propriedades nutritivas, uma vez que mantém intactas as paredes celulares que seriam destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a substância. A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime muito mais rapidamente, tornando um processo de secagem deliberado. Uma câmara fria do condensador e/ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor se solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície do material que está sendo secado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas para esta coptação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C. Se uma substância desidratada por este processo for selada para impedir a reabsorção da umidade, a substância pode ser armazenada na temperatura ambiente sem refrigeração, e estará protegida da degradação por muitos anos. A liofilização tende a danificar menos o tecido que está sendo desidratado do que outros métodos da desidratação, que envolvem temperaturas mais altas. A liofilização não causa, geralmente, o encolhimento ou endurecimento do material que está sendo desidratado, e os sabores/cheiros permanecem, também, virtualmente inalterados.


domingo, 25 de fevereiro de 2018

ITA - RESPOSTA AO ALUNO


QUESTÃO QUE VALE A PENA - TIRANDO DÚVIDAS DE ALUNOS


ORGÂNICA PARA O 2° ANO - 1º ATIVIDADE

CLIQUE AQUI!

SLIDE MÓDULO I - QUÍMICA III - BORGES


CLIQUE AQUI!

DECLARAÇÃO DE AMOR DO BORGES A SUA QUERIDA MULHER!



Querida Lohanna

Sinto que ESTRÔNCIO perdidamente 
apaixonado por ti.

À noite, ao deitar, desCÁLCIO e MERCÚRIO no SILÍCIO da noite,
refLÍTIO e vejo que estou SÓDIO.

Então, desesperadamente, OURO para que um dia sejamos felizes. 
Sem ti, VALÊNCIA, minha vida é um verdadeiro inFERRO e, quando
penso que tudo começou com um simples ARSÊNIO de mão, CLORO 
de saudade.

Eu soube que a Ignês lhe contou que eu emBROMO você com este namOURO.

MANGANÊS deixar de fazer TÂNTALO barulho e não acredites NÍQUELa disser.

Sei que gostas do HÉLIO e do AMERICIO também.

Bem sabes que sou um rapaz CÉSIO, que não sou nenhum ÉRBIO, e que traBÁRIO
para viver.

Te PROMÉCIO amor eterno.

AbrÁCIDOS CROMOventes deste, que a ama loucamente!

ATIVIDADE MÓDULO 1 - QUÍMICA III - SAS

http://www.mediafire.com/file/ybyeudj7h4s2zby/PERGUNTAS%20COM%20RESPOSTAS%20-%20ATIVIDADE%20M%D3DULO%20I.docx

VOCÊ É A FAVOR DA LEGALIZAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO?